Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2655
Título: Assoreamento no rio Taperoá, em um trecho à montante da cidade de Cabaceiras - PB: análise do processo
Autor(es): Silva, Andrelina Dias da
Palavras-chave: Geografia Física - Geomorfologia
Assoreamento - Rio
Recursos Hídricos - Paraíba
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho ressalta e analisa o processo de assoreamento em um trecho do Rio Taperoá, à montante da Cidade de Cabaceiras, em meio ao semiárido nordestino, onde a conservação dos recursos hídricos é uma preocupação constante. Entendendo-se o assoreamento como o processo de preenchimento da calha e do canal fluvial, que contribui para a fragilização das condições de conservação dos recursos hídricos, sendo decorrente da ocorrência de fatores geomorfológicos e climáticos, aliados a fatores socioeconômicos. O objetivo geral da pesquisa foi fazer um diagnóstico ambiental local da área e do entorno do trecho do rio próximo à cidade. O objetivo especifico foi analisar as condições da disponibilidade do material a montante do rio e das áreas próximas, e o transporte dos sedimentos ao local. A pesquisa utilizou-se de levantamento bibliográfico e cartográfico, e de observações de campo. Os resultados indicaram que o assoreamento local da calha e do leito do Rio Taperoá ocorre em razão das características físico ambientais do semiárido onde se encontra a área da bacia e da forte antropização a qual encontra-se submetida o lugar, de forma que modificações na calha fluvial e na paisagem local podem ser observadas.
Descrição: SILVA, A. D. da. Assoreamento no rio Taperoá, em um trecho à montante da cidade de Cabaceiras - PB: análise do processo. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2655
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrelina Dias da Silva.pdfAndrelina Dias da Silva805.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.