Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26550
Título: Avaliação da qualidade dos agregados nas obras do município de Araruna - PB na produção de concreto
Autor(es): Sena, Thiago de Sá
Palavras-chave: Concreto
Agregado
Engenharia civil
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O estudo aqui apresentado teve como objetivo averiguar a qualidade dos agregados graúdos e miúdos empregados na produção de concreto no município de Araruna/PB, para isso foram coletadas dez amostras de cada agregado em dez obras distintas para passarem por ensaios laboratoriais, a fim de caracterizar os agregados e compará-los com o padrão exigido na norma NBR 7211/2009 de agregados para concreto. Nos resultados para agregados miúdos constatou-se pelo módulo de finura que 70% eram areias médias e 30% areais finas, sendo estas não indicadas para concreto. Quanto a massa específica e unitária, o agregado miúdo estava de acordo com os parâmetros de norma e da literatura. Quanto aos percentuais de torrões de argila, observou-se que 70% das areias estavam dentro do limite da NBR 7211/2009. Quanto ao teor de material pulverulento, o cenário é preocupante visto que 60% das amostras se mostram acima do limite da NBR 7211/2009. Para as amostras dos agregados graúdos, observou-se conforme o diâmetro máximo característico dos agregados, que 60% mostraram-se como brita 2, porém, todas estavam sendo utilizadas como brita 1. Quanto a massa unitária, as britas mostraram-se na faixa normal. Em relação a absorção de água, apenas 30% das amostras de brita se mostram adequadas. Para obtenção de estruturas de concreto duráveis e seguras não é indicada a utilização de nenhum dos agregados com alguma característica em desconformidade com a norma para ser empregado na produção de concretos
Descrição: SENA, Thiago de Sá. Avaliação da qualidade dos agregados nas obras do município de Araruna - PB na produção de concreto. 2018. 26 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26550
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Thiago de Sá Sena.pdf861.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.