Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26551
Título: Análise de argamassa com substituição parcial do agregado miúdo por bagaço de cana-de-açúcar
Autor(es): Carlos, Mary Williany Alves dos Santos
Palavras-chave: Compósitos
Fibras vegetais
Sustentabilidade
Argamassa
Data do documento: 9-Jul-2018
Resumo: Argamassas são materiais com propriedades de aderência e endurecimento, obtidas a partir da mistura de cimento, agregado miúdo, água, podendo conter adições e aditivos na sua constituição. O bagaço de cana-de-açúcar é um resíduo agroindustrial que pode ser empregado na confecção de compósitos. Desse modo, tem sido estudado a utilização deste para produção de materiais sustentáveis, em virtude de ser um elemento largamente disponível, de baixo custo aquisitivo e renovável. O objetivo do trabalho foi analisar as propriedades físico-mecânicas de argamassa com substituição parcial do agregado miúdo por bagaço de cana-de-açúcar. Inicialmente foram realizados os ensaios de análise granulométrica e teor de umidade do bagaço de cana-de-açúcar e areia, de acordo com as normas DNER – ME 213/1994 e NBR NM 248/2003, respectivamente. Foram moldados corpos de prova padrão no traço 1:3 de acordo com a NBR 7215/1996. Em seguida foram moldados corpos de prova com incorporação de bagaço de cana-de-açúcar nos teores de 5%, 10% e 15% em relação ao agregado miúdo, em frações volumétricas. Para análise de resistência à compressão, os corpos de prova foram rompidos nas idades de cura de 7, 14 e 28 dias. Os compósitos com 5% e 15% de incorporação de fibras aos 28 dias de cura, apresentaram valores de resistência à compressão iguais a 23,22 ± 3,07 Mpa e 17,23 ± 0,61 Mpa, respectivamente, podendo ser empregados nos serviços de regularização de piso, argamassa de assentamento, revestimento, entre outros. Dessa forma, tornando viável e possível o emprego do bagaço da cana-de-açúcar como agregado miúdo nas argamassas.
Descrição: CARLOS, Mary Williany Alves dos Santos. Análise de argamassa com substituição parcial do agregado miúdo por bagaço de cana-de-açúcar. 2018. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26551
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Mary Williany Alves dos Santos Carlos.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.