Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26553
Título: Compactação dos solos: o efeito da energia de compactação em uma abordagem experimental
Autor(es): Gomes, Maria Josiele Lopes
Palavras-chave: Análise de solos
Engenharia
Compactação de solos
Data do documento: 18-Dez-2018
Resumo: A compactação apresenta alta significância para as diversas obras de engenharia, essa técnica atua em propriedades como resistência, permeabilidade e compressibilidade do solo. Em suma, a compactação sofre influência de três fatores principais: o tipo do solo, a energia de compactação e o teor de água, portanto, para se alcançar um melhor aproveitamento desse processo, torna-se imprescindível conhece-los, assim como os efeitos que exercem sobre o solo. O presente trabalho buscou, através do confrontamento de experimentos realizados em laboratório e em campo, definir a melhor energia a ser empregada para compactação de um determinado solo, além de demonstrar, a partir do efeito desse parâmetro no comportamento geotécnico do material, sua importância para o resultado da compactação. Assim, em laboratório foram ensaiadas amostras para as energias normal, intermediária e modificada, estabelecidas pela norma DNIT – ME 164/2013 e em campo executou-se testes de densidade e umidade ao fim de 4, 6 e 8 passagens de rolo pé de carneiro, essas analises procederam-se em um aterro com finalidade de regularização de via executado em um condomínio situado no município de Bananeiras/PB. O estudo procurou ainda gerar informações como a classificação e a curva de saturação do solo, a fim de demonstrar a influência do tipo de solo e do teor de água nesse processo. Determinando através das análises dos resultados a energia intermediária como a mais eficiente para compactação do solo, que se classificou como uma areia argilosa, sendo aplicada no aterro em 6 passagens de rolo a uma umidade de aproximadamente 14%
Descrição: GOMES, Maria Josiele Lopes. Compactação dos solos: o efeito da energia de compactação em uma abordagem experimental. 2018. 42 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26553
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Josiele Lopes Gomes.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.