Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26555
Título: Diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Triunfo - PB
Autor(es): Feitosa, Francisco Mateus Pinheiro
Palavras-chave: Gestão de água
Indicadores operacionais
Rede de distribuição
Data do documento: 21-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar as condições do sistema de abastecimento de água da cidade de Triunfo - PB, com a perspectiva de propor mudanças para melhorar as condições do fornecimento de água. Além de visitas técnicas nas unidades operacionais do sistema, foram selecionados alguns indicadores, dentre os mais de 250 indicadores, fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento para avaliação da situação operacional e financeira. Dentre os indicadores, foram avaliados os de consumo médio per capita, índice de perdas na distribuição, índice de atendimento total de água, índice de hidrometração, índice de coleta de esgoto, índice de atendimento urbano de esgoto referido aos municípios atendidos com esgoto, índice de tratamento de esgoto e índice de desempenho financeiro. Neste estudo foram analisados todos os índices obtidos entre os anos de 1998 até 2016, os quais foram comparados e suas variações analisadas para verificação de melhorias no decorrer dos anos. O sistema de abastecimento de águas apresentou uma melhora considerável nos termos de coleta e serviços de esgoto, em relação ao atendimento de água os valores tiveram pequenas variações. No entanto, em alguns anos fornecimento de água foi interrompido devido à falta da mesma no manancial, sendo um dos fatores que contribuiu para essa escassez hídrica os altos índices de perdas nos anos onde o abastecimento foi maior. A concessionária administradora do sistema de abastecimento teve um prejuízo em quase todos os anos avaliados, precisando assim de melhorias nesse quesito. Mesmo com pequenas melhorias em alguns aspectos, ainda é preciso que sejam realizadas melhorias no sistema de abastecimento de água no intuito de prevenir novos desabastecimentos na cidade de Triunfo - PB
Descrição: FEITOSA, Francisco Mateus Pinheiro. Diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Triunfo - PB. 2018. 52 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26555
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Francisco Mateus Pinheiro Feitosa.pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.