Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26561
Título: Proposta de sistema de aproveitamento de água pluvial para fins domésticos no semiárido nordestino
Autor(es): Silva, Cristiano Wilson Ferreira
Palavras-chave: Água
Captação hídrica
Meio ambiente
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: A captação de água de chuva é uma técnica milenar, usada em diversos países, podendo ser uma importante estratégia para promover a economia de água e contornar problemas de escassez. A região semiárida do Nordeste brasileiro sofre com esse problema de escassez hídrica e uma alternativa para aproveitar a água das chuvas é através da captação de água dos telhados das residências. Esse reuso é uma forma de reduzir ou até substituir a demanda de água necessária para usos básicos como beber, tomar banho, cozinhar, lavar louça, limpeza, lavar roupa e jardinagem. Para reusar essa água se faz necessário um sistema que capte, reserve e dê condições para que possa ser usada no dia a dia em uma residência, vendo essa situação um sistema que retenha as partículas das maiores até as menores contidas na água e posteriormente armazene essa água filtrada de modo que garanta o uso durante o período de escassez seria uma solução para o semiárido nordestino. Mas para implantação desse sistema de captação se faz necessária algumas verificações, tais como: intensidade de precipitações média da região, área de captação, custos financeiros para implantação do sistema e retornos com relação a diminuição da escassez hídrica. Para implantação desse sistema deve-se não só olhar os retornos diretos como os financeiros, mas também os retornos indiretos que são os de solucionar o problema da falta de água na região semiárida sem agredir tanto o meio ambiente. Existem outras alternativas para se ter acesso à água, mas muitos deles são agressivos ao meio ambiente e caros, a perfuração de poços é uma alternativa, mas gera alguns problemas como rebaixamento do lençol freático e não é em todo lugar que se tem água. Em resumo o sistema de captação de água dos telhados é uma ótima alternativa, pois capta à água de forma direta e próxima ao local de uso, nessa alternativa o armazenamento da água se dá também próximo ao local de uso, a desvantagem dessa alternativa é para reservar à água, pois exige um espaço relativamente grande para as dimensões dos terrenos das residências e os custos para construir esses reservatórios são relativamente altos, por isso se faz necessário uma análise dos custos e benefícios que o sistema na sua totalidade pode produzir. Esse trabalho vem analisar situações e condições para implantação de um sistema que capte à água, filtre e armazene para que possa ser usada para suprir as necessidades básicas de consumo das residências no semiárido nordestino. Com as características socioeconômica da região e os dados espaciais observados percebe-se que o sistema no ponto de vista de suprir ou amenizar as necessidades de água no semiárido nordestino é viável, pois soluciona parcial ou total a problemática da falta de água e olhando do ponto de vista econômico é viável a médio-longo prazo.
Descrição: SILVA, Cristiano Wilson Ferreira. Proposta de sistema de aproveitamento de água pluvial para fins domésticos no semiárido nordestino. 2019. 70 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26561
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Cristiano Wilson Ferreira Silva.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.