Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26565
Título: Proposta de adequação da usina de triagem e compostagem de Araruna – PB
Autor(es): Silva, Ana Juliete da
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Dimensionamento
Análise gravimétrica
Data do documento: 21-Fev-2019
Resumo: No atual quadro populacional, o volume gerado de resíduos sólidos urbanos (RSU’s) tem se mostrado preocupante, uma vez que a quantidade que pode ser reciclada ou reaproveitada, será sempre menor do que a quantidade de resíduo gerada, visto que a composição gravimétrica varia. Neste âmbito, se torna mais frequente a busca por soluções e fins alternativos para os resíduos, a fim de amenizar a poluição gerada nos centros urbanos e também nas zonas rurais, a exemplo de uma usina de triagem e compostagem (UTC), que se trata de uma unidade em que os resíduos inorgânicos são reciclados, e os orgânicos transformados em adubo ou fertilizante. Usinas como essas trazem benefícios populacionais, gerando emprego e renda, além de gerar lucro mensal com os resíduos reciclados e compostados. Este trabalho tem o objetivo de analisar a viabilidade de ampliação de uma UTC, no município de Araruna – PB, projetando a readequação de uma estrutura já existente no município. Os dados de análise gravimétrica fornecidos pela prefeitura local, mostraram que dos resíduos gerados atualmente, 10,5% são reciclados, 9% vão para compostagem e 80,5% vão para o aterro. Baseando-se então nestes dados, foi efetuado um dimensionamento de adequação, atendendo aos padrões mínimos de funcionamento de uma UTC, dimensionando área de compostagem, cômodos, espaços necessários, quantia de trabalhadores, equipamentos e máquinas. De acordo com o dimensionamento, foi efetuado um novo layout para a usina. O orçamento efetuado mostrou um elevado custo de readequação, além do custo de funcionamento, mostrando também a venda e portanto, uma receita mensal. Vale ressaltar que a implantação de uma UTC reduz os custos com limpeza no município, além de contribuir na diminuição da degradação ambiental, tornando então a cidade mais limpa e ecológica, com conscientização da população. Em aproximadamente seis meses haverá retorno do investimento inicial, e portanto, o investimento é viável economicamente.
Descrição: SILVA, Ana Juliete da. Proposta de adequação da usina de triagem e compostagem de Araruna – PB. 2019. 80 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26565
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Ana Juliete da Silva.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.