Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Isamara de Lima-
dc.date.accessioned2022-04-19T14:52:45Z-
dc.date.available2022-04-19T14:52:45Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.otherCDD 372.358-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26567-
dc.descriptionARAÚJO, I. de L. Tecnologias digitais: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em tempos de pandemia. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo propor uma Sequência Didática por meio da utilização do gênero crônica para o ensino de leitura em Língua Portuguesa no contexto das tecnologias digitais aplicadas no ensino remoto frente à Pandemia da Covid-19. Visto que, os gêneros textuais estão em todas as esferas de comunicação e fazem parte do cotidiano, com suas contribuições no âmbito educacional, analisamos o gênero textual crônica, de acordo com uma sequência didática, a fim de estimular a leitura e criticidade dos discentes. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se em Marcuschi (2008), Bezerra (2017), Paula (2011), que embasaram os estudos sobre os gêneros textuais ou discursivos, bem como, seu funcionamento, Alves (2013), Casseb-Galvão; Duarte (2018), Dalvi (2013), Ramos (2011), Rezendes (2013), Rouxel (2013) explanando sobre a leitura como caráter formativo do sujeito reflexivo e humanizador, e a sequência didática, que norteou o planejamento para a execução do plano de sequência didática. Dessa forma, tomamos como base a abordagem metodológica de cunho qualitativo. A análise mostra que é preciso ter mais estudos que abordem os recursos tecnológicos e o meio digital no ensino, haja vista, o seu uso auxilia o docente no planejamento de uma sequência didática que os alunos sintam-se à vontade para participarem e interagirem, utilizando-se também da multimodalidade e multiletramento para a realização de aulas mais elaboradas e inovadoras para o ensino e, ainda, para a experiência, tanto do docente, como também, do discente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Clara Mayara de Almeida Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLya Luftpt_BR
dc.titleTecnologias digitais: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isamara de Lima AraújoPDF - Isamara de Lima Araújo1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.