Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26568
Título: A ironia como forma de ressignificação da rainha D. Amélia no romance de Miguel Real
Autor(es): Cruz, Angélica Marques da
Palavras-chave: Personagem
Miguel Real
Ironia
As Memórias Secretas da Rainha D.Amélia
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: A presente pesquisa consiste em um estudo da obra As Memórias Secretas da Rainha Dona Amélia (2010), de Miguel Real. Pretende-se, por meio deste estudo, analisar a ironia na voz da protagonista, a rainha D. Amélia, última da monarquia portuguesa, observando que esta tem sua trajetória marcada por conflitos políticos e dilemas sociais da corte portuguesa. Para tanto, tomamos como categoria de análise a ironia na elaboração da personagem. Por meio da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, procuramos evidenciar sua ressignificação como figura histórica visto que, na obra literária analisada, conseguimos visualizar seu passado de modo crítico. Desse modo, para fundamentar nossas análises, alicerçamo-nos nos seguintes pressupostos teóricos e críticos: Silviano Santiago (2019), D. C. Muecke (1996), Linda Hutcheon (2000), Beth Brait (2008), Cristina Vieira (2008), Cecil Zinani (2011), dentre outros. Com isso, procuramos evidenciar as críticas sociais dentro do romance contemporâneo português, uma vez que a narrativa ficcional pode tecer diversas reflexões críticas que, por vezes, permitem reescrever e ressignificar os fatos históricos.
Descrição: CRUZ, A. M. da. A ironia como forma de ressignificação da rainha D. Amélia no romance de Miguel Real. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26568
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Marques da CruzPDF - Angélica Marques da Cruz520.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito46.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.