Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26569
Título: Diagnóstico das manifestações patológicas em patrimônio histórico: estudo de caso do casarão do Coronel Targino no município de Araruna-PB
Autor(es): Silva, Andreia da
Palavras-chave: Manifestações patológicas
Construção histórica
Umidade
Fissuras
Data do documento: 3-Mai-2017
Resumo: O presente estudo desenvolvido na área de Patologia das Construções traz o levantamento e análise das anomalias que acometem o Casarão do Coronel Targino, localizado no centro da cidade de Araruna-PB. Reunindo informações e parâmetros que possibilitem a identificação, caracterização e associação de cada anomalia crítica verificada suas causas e mecanismos de ocorrência, gerando um mapa de danos. Como fatores determinantes no processo de degradação destacam-se a natureza dos aglomerantes, a presença de agentes biológicos e de umidade, absorção e transporte de água, que atinge a edificação, sobretudo pela infiltração e absorção capilar da água do solo. Apresentando ainda um número significativo de fissuras, trincas e até rachaduras que podem vir a comprometer a segurança estrutural da edificação. As intervenções propostas voltadas para o combate à umidade eliminariam ou pelo menos reduziriam significativamente boa parte das manifestações verificadas, juntamente com o controle das fissuras. Como resultado direto, ter-se-ia o prolongamento da vida útil, com reflexos econômicos relacionados ao setor turístico, que é o grande potencial dessa edificação. No entanto, a inexistência de um banco de dados local ou regional que trate de edificações com técnicas semelhantes dificulta a realização de um diagnóstico mais elaborado a fim de utilizar métodos de terapias eficientes e consagrados.
Descrição: SILVA, Andreia da. Diagnóstico das manifestações patológicas em patrimônio histórico: estudo de caso do casarão do Coronel Targino no município de Araruna-PB. 2017. 75p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26569
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Andreia da Silva.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.