Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26571
Título: Análise do risco ambiental: um estudo de caso da Barragem Saulo Maia, Areia-PB
Autor(es): Santos, Tiago Weber dos
Palavras-chave: Análise de Risco
Metodologia APP
Qualidade da Água
Barragem Saulo Maia
Data do documento: 19-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os riscos ambientais e a saúde da população que fazem uso da barragem Saulo Maia. Foram elencados dez perigos mais relevantes, foram escolhidos baseados no Relatório de Inspeção de Segurança de Barragem realizado pela AESA relacionado a estrutura e operação da barragem. A metodologia utilizada foi a Análise Preliminar de Perigos (APP), tendo sido realizados planejamento, elaboração, e preenchimento da planilha APP, e em seguida, foi realizada a classificação dos riscos e seus efeitos. Fornecendo uma indicação qualitativa esperada das ocorrências em cada um dos cenários identificados. Os perigos referentes a falha na cobertura vegetal dos taludes e processo de estiagem foram classificados como categoria de risco “moderado, já os perigos referentes ao sistema de drenagem, assoreamento, excesso de demanda e baixa qualidade da água foram classificados com categoria de risco “sério e os perigos presença de formigueiros, vegetação inadequada dos taludes, eutrofização e degradação da APP foram classificadas com categoria de risco “crítico”. A utilização da metodologia revelou níveis de riscos aceitáveis, mas que necessitam de um controle maior referente a operação e qualidade da água encontradas na Barragem Saulo Maia, localizada no município de Areia-PB. A análise de risco foi satisfatória para o objetivo do trabalho.
Descrição: SANTOS, Tiago Weber dos. Análise do risco ambiental: um estudo de caso da Barragem Saulo Maia, Areia-PB. . 2019. 47p. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Engenharia Civil) Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26571
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Tiago Weber dos Santos.pdf2.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.