Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26573
Título: Os benefícios do exercício físico na melhora do desempenho das AVD´S dos indivíduos idosos
Autor(es): Oliveira, Aline Calixto Torquato de
Palavras-chave: Envelhecimento
Atividade física
Estilo de vida
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: O envelhecimento é um processo inevitável a todos os seres humanos e junto a ele advém algumas consequências do tempo. O objetivo do estudo foi identificar de que modo o exercício físico pode trazer benefícios para o desempenho das atividades de vida diária de um indivíduo idoso. O artigo se trata de uma revisão da literatura narrativa e utilizou-se da abordagem qualitativa para pesquisas em banco de dados como Google acadêmico e Scielo. Na pesquisa as principais funções investigadas foram: marcha, cognição e coordenação motora, abordando de forma coadjuvante o equilíbrio, a memória, capacidade cardiorrespiratória e sarcopenia. Foi possível concluir que o exercício físico quando realizado de maneira contínua e recorrente mostrou-se como grande aliado no desenvolvimento funcional dos indivíduos idosos, proporcionando aos praticantes um retardo em doenças advindas do processo de envelhecimento e recuperação de movimentos limitados, promovendo mais autonomia na realização das atividades de vida diária e uma melhor qualidade de vida.
Descrição: OLIVEIRA, Aline Calixto Torquato de. Os benefícios do exercício físico na melhora do desempenho das AVD´S dos indivíduos idosos, 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26573
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Aline Calixto Torquato de Oliveira.pdfPDF- Aline Calixto Torquato de Oliveira.pdf736.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de Deposito.pdf236.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.