Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26575
Título: Musculação como meio de melhorar a qualidade de vida: Relato de experiências
Autor(es): Lima, Fábio José Santos de
Palavras-chave: Musculação
Escolinha do Departamento de Educação Física
Saúde física
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: A musculação apresenta-se como uma possibilidade de melhorar a qualidade de vida através do exercício resistido, dessa forma o indivíduo procura essa atividade física como possibilidade de sair do sedentarismo evitando comorbidades e melhorando a qualidade de vida. Dentro dessa análise inicial, o Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer no Departamento Educação Física, é um programa institucionalizado, que tem como finalidade maior, incluir a comunidade nas atividades elaboradas pelos acadêmicos de Educação Física. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os benefícios do programa acima citado, assim como, as repercussões sociais promovidas pela prática da musculação, como também avaliar e discutir as melhorias na qualidade de vida da comunidade atendida. Dessa forma, este estudo foi realizado durante o período do mês de março a dezembro de 2018. Com o desenvolvimento deste relato é possível observar que o programa de extensão que é desenvolvido por meio do Laboratório Pedagógico de Saúde, Esporte e Lazer (Escolinhas do DEF), proporciona de diversas formas a integração, inclusão e sociabilização de diversos grupos através, neste caso específico da prática da musculação, fornecendo o incentivo para uma mudança nos hábitos e favorecendo a interação não apenas entre os próprios alunos, mas também com suas respectivas famílias. Além dos benefícios sociais para os alunos que se envolvem nas práticas da musculação, o exercício resistido (musculação) é também importante para a contribuição do bem-estar desses cidadãos, trazendo muitas das vezes uma reeducação necessária sobre a importância da atividade física adequada e como ela pode ajudar na resolução de problemas de saúde como diabetes; pressão alta e problemas cardíacos, fazendo com que a mesma diminua, promovendo assim uma boa qualidade de vida.
Descrição: LIMA, Fábio José Santos. Musculação como meio de melhorar a qualidade de vida: Relato de experiência.2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26575
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio José Santos de LimaPDF - Fábio José Santos de Lima675.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito392.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.