Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2658
Título: Usos e apropriações das redes sociais na prática jornalística durante a eleição para prefeito em 2012
Autor(es): Souza, Déborah Camilla Vieira de
Palavras-chave: Redes Sociais
Jornalismo digital
Eleições
Comunicação
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Esse artigo sistematiza discussões sobre redes sociais e as apropriações destas pelos jornalistas durante a cobertura das eleições municipais na Paraíba durante o ano de 2012. A partir de discussão teórico-conceitual sobre a definição de “redes sociais” e a aplicação de um questionário com caráter quali-quantitativo, com questões abertas e fechadas, estruturado na plataforma online Google Docs e distribuída através do Facebook e envio direto por email, a pesquisa coletou a resposta de 30 jornalistas depois do primeiro e do segundo turnos das eleições. Considerando que as redes sociais se transformaram em fenômeno comunicacional (RECUERO, 2011) e de interação mediada por computador (PRIMO, 2007) com impacto sobre a prática jornalística (ZAGO, 2008), a hipótese de trabalho consistia na afirmação de que as redes sociais se incorporaram ao cotidiano dos jornalistas e que, durante o período eleitoral, se transformam em fonte de apuração. Os dados revelam que, de fato, o processo de apuração e de relação com as fontes jornalísticas passam cada vez mais pelas redes sociais, tendo em vista o alto índice de conexão dos jornalistas, diluindo a fronteira trabalho-casa. Os resultados ainda indicam que as redes sociais se tornaram relevantes para a cobertura das eleições, sendo que as mais utilizadas são Facebook (97%) e Twitter (87%) entre as indicadas e que os jornalistas acompanham os perfis dos candidatos, sendo que para 73% dos respondentes esse acompanhamento rendeu matérias para seus veículos de atuação como fonte direta.
Descrição: SOUZA, D. C. V. de. Usos e apropriações das redes sociais na prática jornalística durante a eleição para prefeito em 2012. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2658
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Déborah Camilla Vieira de Souza.pdfDéborah Camilla Vieira de Souza1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.