Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26580
Título: Análise da flexibilidade e força muscular em mulheres praticantes de musculação durante o ciclo menstrual
Autor(es): Pereira, Maria Vitoria do Nascimento
Palavras-chave: Ciclo menstrual
Força muscular
Musculação
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: O ciclo menstrual pode acarretar diversas alterações no organismo das mulheres, sejam elas fisiológicas, biológicas ou psicológicas. Tendo em vista que a frequência de mulheres praticantes de musculação nas academias vem crescendo cada dia mais, é importante que o profissional de Educação Física entenda como esse período pode influenciar na força e na flexibilidade das mulheres durante os treinos. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a influência do ciclo menstrual na força muscular e na flexibilidade. E como objetivos específicos analisar a influência das fases do ciclo menstrual na força muscular, analisar a influência das fases do ciclo menstrual na flexibilidade e compreender as alterações na capacidade de força muscular e flexibilidade durante o ciclo menstrual. Trata-se de uma pesquisa descritiva em delineamento exploratória, que foi realizada através da aplicação do TSA para verificação da flexibilidade e teste de 1RM na cadeira extensora para verificar a força, os testes foram aplicados nas fases menstrual, pós-menstrual e pré-menstrual, a pesquisa aconteceu na academia Adventure Club, situada no bairro do Alto Branco, município de Campina Grande, no estado da Paraíba – Brasil. No Estudo, foram incluídas mulheres entre 20 e 35 anos, que relataram ter ciclo menstrual regular (28 a 31 dias), independente da utilização ou não do uso de contraceptivos, as entrevistadas praticam musculação de maneira regular há pelo menos 6 meses, com frequência semanal de no mínimo três vezes por semana, não apresentaram limitações físicas para a realização do experimento, e aceitaram participar voluntariamente da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise da coleta de dados foi feita através de três tabelas onde estão inseridos os resultados dos testes. Também é apresentado o orçamento, o cronograma, as referências utilizadas na pesquisa, os anexos e o apêndice. Em conclusão, não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas para desempenho da força nas mulheres analisadas, com relação a flexibilidade as fases do ciclo menstrual parecem influenciar o desempenho dessa variável nas mulheres. A condução de outros estudos utilizando metodologias similares, necessários para comparação e análise mais detalhada.
Descrição: PEREIRA, Maria Vitoria do Nascimento. Analise da flexibilidade e força muscular em mulheres praticantes de musculação durante o ciclo menstrual. 2022. 19f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26580
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Vitoria do Nascimento PereiraPDF - Maria Vitoria do Nascimento Pereira251.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito54.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.