Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26585
Título: Perfil clínico-patológico de lesões não neoplásicas e neoplásicas de glândulas salivares
Autor(es): Santos, José Wittor de Macêdo
Palavras-chave: Neoplasias benignas
Neoplasias malignas
Glândulas salivares
Epidemiologia
Data do documento: 4-Abr-2018
Resumo: Em virtude da extensa relação de processos patológicos que acometem as glândulas salivares, a presente pesquisa objetivou determinar a frequência relativa e a distribuição das doenças das glândulas salivares em uma população paraibana. Foi realizada uma análise retrospectiva dos casos de lesões não-neoplásicas e neoplásicas de glândulas salivares diagnosticadas no Laboratório de Patologia Oral da Universidade Estadual da Paraíba e do Arquivo de Anatomia Patológica do Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa, PB. Foram obtidos dados sócio demográficos dos pacientes, dados clínicos e histopatológicos das lesões e analisados por meio de estatística descritiva em valores absolutos, percentuais e medidas de tendência central e de dispersão. Os resultados foram comparados aos de populações de outras regiões mundiais. A amostra foi constituída por 161 casos de lesões não neoplásicas e neoplásicas, distribuídos entre as seguintes lesões: 86 (53.4%) mucoceles, 58 (36%) neoplasias e 17 (10.6%) sialoadenites. Foi verificado que 83 (51.55%) indivíduos eram do sexo feminino e 78 (48.45%) do sexo masculino. A idade dos pacientes variou entre 5 a 101 anos de idade, com média de 34.28 anos. A mucocele foi a lesão mais freqüente, com a maioria dos casos em pacientes nas três primeiras décadas de vida, enquanto o adenoma pleomórfico foi a neoplasia mais freqüente, predominando em indivíduos entre a 4º e 8º décadas de vida. O carcinoma mucoepidermóide foi a neoplasia maligna mais comum, predominando em pacientes entre as 6º e 8º décadas de vida. Conclui-se que o perfil clínico-patológico da amostra avaliada é semelhante ao relatado na literatura.
Descrição: SANTOS, José Wittor de Macêdo. Perfil clínico-patológico de lesões não neoplásicas e neoplásicas de glândulas salivares. 2018. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26585
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Wittor de Macêdo Santos.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.