Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26592
Título: Análise dos fatores associados ao risco ocupacional em técnicos-administrativos de uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Montenegro, João Pedro Maia da Motta Clementino
Palavras-chave: Riscos ocupacionais
Técnicos-administrativos
Saúde do trabalhador
Data do documento: 26-Abr-2021
Resumo: O aparecimento de doenças ocupacionais acontece ao longo de traumatismos de fraca intensidade, por repetição de movimentos inúmeras vezes. Os servidores públicos podem sofrer danos na sua saúde graças ao desenvolvimento de atividades laborais. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os fatores associados ao risco ocupacional em técnicos-administrativos de uma instituição pública de ensino superior. O presente estudo possui caráter descritivo e foi desenvolvido numa amostra composta por 91 servidores técnico-administrativos efetivos, de ambos os sexos, com atividade laboral executada em uma instituição pública de ensino superior da Paraíba. A aplicação de questionários Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho, Escala de Custo Humano do Trabalho, Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho e Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares foi realizada a partir da disponibilidade de cada participante, no período de fevereiro a maio de 2019. Os resultados encontrados mostram que os riscos ocupacionais para essa população são a ergonomia do local de trabalho e as atividades repetitivas e sedentárias exercidas. Foi possível caracterizar a demanda laboral dos técnicosadministrativos da instituição de ensino superior estudada como portadores de necessidade excessiva do uso dos membros superiores de forma repetitiva e contínua, além de uma demanda cognitiva intensa. Percebe-se a necessidade de novos estudos na área e de um olhar voltado para saúde desses profissionais, além de intervenções diretas diante dos riscos ocupacionais encontrados.
Descrição: MONTENEGRO, João Pedro Maia da Motta Clementino. Análise dos fatores associados ao risco ocupacional em técnicos-administrativos de uma Instituição Pública de Ensino Superior. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26592
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Pedro Maia da Motta Clementino MontenegroPDF - João Pedro Maia da Motta Clementino Montenegro1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito63.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.