Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26601
Título: Violações aos direitos humanos e desumanização dos encarcerados no Brasil durante a pandemia do coronavírus (2020-2021)
Autor(es): Martins, Ana Luiza Araújo
Palavras-chave: Sistema Prisional Brasileiro
Covid-19
Encarcerados
Saúde
Direitos Humanos
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Desde 2020, a pandemia causada pelo coronavírus levou o mundo a vivenciar uma das maiores crises do sistema capitalista, com profundos impactos no cotidiano de pessoas, grupos e comunidades. O presente trabalho teve como objetivo compreender as violações de direitos humanos à população privada de liberdade, nas unidades prisionais brasileiras, durante a pandemia da COVID-19. Para isso, discutiu-se acerca do sistema prisional brasileiro e os direitos humanos dos apenados. Em seguida, fez-se uma breve apresentação acerca dos tratados internacionais e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro, destacando os tratados do qual o Brasil é membro signatário. Após isso, analisou-se as condições às quais os encarcerados que se encontram consagrados nos instrumentos normativos nacionais e internacionais são submetidos, no contexto de pandemia, dentro das prisões brasileiras, e as violações aos direitos humanos ocasionadas por tal. Este estudo, no que lhe concerne, analisará a conjuntura do sistema prisional brasileiro e a falência do Estado pela aplicação dos direitos fundamentais dos cidadãos encarcerados.
Descrição: MARTINS, A. L. A. Violações aos direitos humanos e desumanização dos encarcerados no Brasil durante a pandemia do coronavírus (2020-2021). 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26601
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Luiza Araújo MartinsPDF - TCC Ana Luiza Araújo Martins355.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Deposito530.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.