Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26602
Título: Análise da viabilidade financeira de investimento em gerador solar fotovoltaico – um estudo de caso
Autor(es): Barbosa, Eliton Bezerra
Palavras-chave: Energias Renováveis
Análise de Investimento
Sustentabilidade
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: A energia solar encontra-se em momento diferenciado desde a regulação da Resolução Normativa (REN) 482/2012, que estabeleceu os mecanismos legais para que consumidores possam produzir sua própria energia a partir de fontes renováveis conectadas à rede de distribuição de energia elétrica das concessionárias através de um arcabouço regulamentar que não só dá condições, mas também incentiva através das vantagens que incidem sobre quem passa a aderir a geração distribuída. Neste contexto, a projeção é que a energia solar fotovoltaica continue a crescer exponencialmente, onde em 2017 houve um aumento na potência instalada de 207,40% em relação a 2016, segundo dados do Balanço Energético Nacional (MME, 2018). Um fator determinante para investir em um gerador solar fotovoltaico é a paridade entre o preço convencionalmente pago por energia elétrica à concessionária e o preço pago mensalmente em um financiamento do sistema, no qual ao término do financiamento, o investidor deve passar a ter apenas custos operacionais e de disponibilidade ao produzir sua própria energia por um período de mais 20 anos. Neste sentido, objetivou-se realizar um estudo de caso da viabilidade financeira de investimento em gerador solar fotovoltaico para um empreendimento comercial de médio porte para a região do tipo restaurante e churrascaria localizado na cidade de Passa e Fica/RN, onde foi orçado os custos de implantação do sistema em 4 empresas de engenharia diferentes que atuam na região e calculado através de pagamento à vista e financiado o fluxo de caixa, payback simples e descontado, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados corroboram o cenário atual de pleno crescimento, no qual a economia financeira estimada neste estudo pode chegar até a 91,36% para o empreendimento analisado e o retorno do investimento deve gerar um lucro médio de R$1.414.727,58 para pagamento à vista e de R$1.376.823,67 para pagamento via financiamento bancário sob condições de juros simuladas.
Descrição: BARBOSA, Eliton Bezerra. Análise da viabilidade financeira de investimento em gerador solar fotovoltaico – um estudo de caso. 2018. 46p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26602
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Eliton Bezerra Barbosa.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.