Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26603
Título: Sustentabilidade na construção civil: um estudo da combinação entre telhados com vegetação e sistemas fotovoltaicos
Autor(es): Mendes, Luana de Souza
Palavras-chave: Meio ambiente
Telhado verde
Energia solar
Problemas ambientais
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: Dentre os diversos problemas ambientais que afetam os centros urbanos, pode-se verificar o aumento das temperaturas e a redução da umidade relativa do ar nas cidades. A formação das ilhas de calor e o desconforto térmico são alterações observadas no campo térmico urbano do sistema climático das cidades com graves problemas para a população em geral. A implementação de vegetação nos telhados é um dos mais recentes campos das pesquisas ambientais que buscam soluções ecológicas e sustentáveis a fim de melhorar a qualidade de vida rural e urbana. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre o uso de telhados verdes integrados a sistemas fotovoltaicos, conceituando a técnica do telhado verde, apontando os principais tipos e sua aplicação no aproveitamento de energia solar, com o objetivo trazer a reflexão sobre alternativas capazes de diminuir os danos causados pela ação humana sobre o meio ambiente. Quanto ao aspecto metodológico, este trabalho é de caráter exploratório, explicativo e modo qualitativo, sendo composto por uma análise bibliográfica, baseando-se em publicações de materiais elaborados, constituído principalmente de artigos, livros e sites. Compreende-se a importância por meio do estudo sobre a eficácia em construir habitações sustentáveis com a escolha de materiais alternativos mais conscientes prezando o cuidado pelo meio ambiente e sobrevivência no futuro, dessa forma, faz-se necessário estimular o uso dessa tecnologia, para que a mesma se torne usual. Concluiu-se que a energia solar e o telhado verde são moderadamente viáveis para utilização na construção sustentável, como por exemplo, observa-se que o telhado verde contribui com a amenização microclimática interna e externa do ambiente e consequentemente com a eficiência do painel.
Descrição: MENDES, Luana de Souza. Sustentabilidade na construção civil: um estudo da combinação entre telhados com vegetação e sistemas fotovoltaicos. 2022. 73f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26603
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito119.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Luana de Souza Mendes.pdfPDF - Luana de Souza Mendes1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.