Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26604
Título: Prevalência de disfunção temporomandibular em sopro-instrumentistas em uma escola de música de João Pessoa-PB
Autor(es): Fernandes, Mayara Raquel Alves
Palavras-chave: Mandíbula
Odontologia
Instrumento Musical de Sopro
Data do documento: 28-Ago-2019
Resumo: Objetivos: O presente estudo avaliou a prevalência de disfunção temporomandibular em sopro-instrumentistas da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), localizada em João Pessoa, Paraíba. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, transversal, de caráter exploratório e de análise quantitativa. A coleta de dados foi feita através da aplicação do questionário Anamnésico de Fonseca, o qual possui 10 questões que envolvem sinais e sintomas de disfunção temporomandibular. Ao final das perguntas somaram-se os resultados para obter o grau de acometimento de DTM, podendo ser atribuído em Sem DTM, DTM Leve, DTM Moderada e DTM Severa. Participaram da pesquisa 51 instrumentistas de sopro que foram informados acerca do objetivo do estudo e participaram voluntariamente através da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram tabulados em software Excel. Resultados: Verificou-se uma prevalência de 80,4% de DTM entre os alunos da escola EEMAN, sendo 64,7% com DTM leve, 15,7% com DTM moderada, 0% com DTM Severa e 19,6% não apresentaram DTM. Conclusão: Foi possível concluir que os valores de prevalência apresentados colocam os sopro-instrumentistas em um grupo vulnerável à disfunção temporomandibular, podendo a má execução do instrumento musical desencadear DTM ou até mesmo agravar uma pré-existente. Apesar do Questionário Anamnésico de Fonseca mostrar que 80,4% dos indivíduos apresentaram DTM é necessário realizar outros exames para que os mesmos sejam diagnosticados de maneira mais detalhada e recebam o tratamento correto e adequado à sua condição.
Descrição: FERNANDES, Mayara Raquel Alves. Prevalência de disfunção temporomandibular em sopro-instrumentistas em uma escola de música de João Pessoa-PB. 2019. 30p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26604
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Raquel Alves Fernandes..pdf859.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.