Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26611
Título: Avaliação do autoconhecimento dos músculos do assoalho pélvico e a prevalência de incontinência urinária de esforço em praticantes de Cross Training
Autor(es): Albuquerque, Nubia Istefani Cavalcante
Palavras-chave: Exercícios de alta intensidade
Incontinência urinária
Assoalho pélvico
Cross training
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: A incontinência urinária de esforço (IUE) é classificada pela perda de urina durante a realização de esforços físicos. Fisiologicamente acontece um aumento da pressão intravesical e intra-abdominal, que excede a pressão uretral, e acarreta a perda urinária. O Cross Training é uma modalidade de treinamento com exercícios de alta intensidade e alto impacto, tais exercícios alteram as pressões fisiológicas do fechamento uretral o que pode provocar perdas urinárias durante suas execuções. O objetivo dessa pesquisa é avaliar o autoconhecimento do assoalho pélvico e a prevalência de incontinência urinaria de esforço em praticantes de Cross Training. É um estudo do tipo transversal observacional, com caráter descritivo e analítico. A amostra foi composta por 52 indivíduos de ambos os sexos, praticantes de Cross Training/CrossFit® da Cidade de Campina Grande, com idades entre 19 e 41 anos e que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi aplicado um questionário autoral, online, para a avaliação e obtenção dos dados. Os participantes foram classificados e separados conforme os acertos e erros das perguntas sobre o assoalho pélvico e IUE contidas no questionário. Relacionando o autoconhecimento dos músculos do assoalho pélvico e a prevalência de incontinência urinária de esforço entre os participantes, 11 pessoas responderam que sim e/ou talvez perceberam que perderam urina ao realizar algum exercício, desses 6 (54,54%) tiveram a pontuação de autoconhecimento de 40 – 50, 2 (18,18%) com pontuação de 30 e 3 (27,27%) obtiveram pontuação 0 - 20. Portanto não existe uma relação entre o conhecimento dos músculos do assoalho pélvico e a prevalência de incontinência urinária.
Descrição: ALBUQUERQUE, Nubia Istefani Cavalcante. Avaliação do autoconhecimento dos músculos do assoalho pélvico e a prevalência de incontinência urinária de esforço em praticantes de cross training. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26611
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nubia Istefani Cavalcante AlbuquerquePDF - Nubia Istefani Cavalcante Albuquerque1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito76.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.