Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26614
Título: A importância do exercício físico como meio de prevenção das quedas em idosos e o risco de fraturas: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Pedro, Rayssa Kelly
Palavras-chave: Envelhecimento
Exercício físico
Qualidade de vida
Saúde do idoso
Data do documento: 4-Abr-2022
Resumo: O envelhecimento é um processo natural que traz consigo uma série de alterações fisiológicas no corpo humano, essas alterações tendem a comprometer o funcionamento do mesmo, seja no físico da pessoa idosa, com a redução da massa corpórea podendo gerar a sarcopenia, ou na massa óssea, o que pode desenvolver um quadro de osteoporose, na saúde mental acarretando algumas patologias comuns dessa faixa-etária e na perda sensorial. Essas alterações podem se intensificar à medida que o idoso envelhece, gerando fraqueza muscular, perda de equilíbrio e consequentemente aumentando os riscos de quedas causando fraturas que comprometem a saúde do idoso, a qualidade de vida, dificultando a interação social e impossibilitando de realizar atividades do cotidiano. Mesmo que sejam um processo natural advindo do envelhecimento, essas alterações fisiológicas podem ser retardadas com o exercício físico. Estudos revelam que a prática regular do exercício físico traz inúmeros benefícios não só físicos, como mentais e psicossociais. Esse artigo tem como objetivo salientar a importância do exercício físico nos aspectos fisiológicos, visando um bom desempenho motor corporal, como também nos aspectos psicossociais, cognitivos e emocionais e os impactos causados na vida dos mesmos quando não se tem uma prática regular. Trata-se de uma revisão da literatura composta por 25 artigos descritos nas bases de dados SciELO, Pubmed e Google Acadêmico. As literaturas que serviram como base para este artigo validam que além da comprovação de que o exercício físico melhora a coordenação motora dos idosos e, consequentemente, previne as quedas, pode-se observar os inúmeros benefícios adquiridos ao longo da prática do mesmo, trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida do idoso.
Descrição: PEDRO, Rayssa Kelly. A importância do exercício físico como meio de prevenção das quedas e o risco de fraturas: Uma revisão bibliográfica. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26614
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Kelly Pedro.pdfPDF - Rayssa Kelly Pedro.pdf764.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito.pdf948.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.