Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26624
Título: O “Tempo” na Ficção Científica: uma Investigação de sua Relação com as Concepções Carregadas por Estudantes da Educação Básica
Autor(es): Silva, José Otávio Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Física
Ficção Científica
Tempo
Data do documento: 15-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de tempo de alunos da educação básica e averiguar as relações que tais concepções tem com a ficção científica. Para tal estudo, buscamos identificar as principais concepções de tempo presentes em obras de ficção científica, partindo inicialmente de uma revisão bibliográfica em obras do gênero e em estudos da área. Desse modo, foi possível elencar as principais ideias acerca do tempo e as formas que são empregadas na ficção. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa de maneira virtual tendo em vista as medidas de distanciamento social vigentes, através da plataforma Google formulários. Um questionário foi enviado por meio de um link para alunos do ensino médio. Desta forma, foi posto como objetivo analisar as possíveis influências que a ficção científica exerce no desenvolvimento e formação de concepções em relação ao tempo por parte dos alunos. Além de analisar como os alunos absorvem as ideias sobre o tempo presentes nas obras fictícias, estabelecendo assim quais as possíveis relações e influências que o consume de tais obras geram no processo de aprendizagem e desenvolvimento científico e conceitualização de ideais sobre o tempo.
Descrição: SILVA, José Otávio Ferreira Silva. O Tempo na Ficção Científica: uma investigação das concepções carregadas por estudantes da educação básica. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba. Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26624
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito - TCC.pdfTermo de Depósito78.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - José Otávio Ferreira Silva.pdfPDF - José Otávio Ferreira Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.