Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26627
Título: Correlação entre o diagnóstico clínico de lesões orais e os hábitos de tabagismo, etilismo e exposição solar, em uma população do Curimataú paraibano
Autor(es): Brito, Caio Rolim de
Palavras-chave: Câncer bucal
Fatores de risco
Odontologia
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O presente estudo objetivou verificar a correlação entre o diagnóstico clínico de lesões orais e os hábitos de tabagismo, etilismo e exposição solar, em uma população da região do Curimataú, do Estado da Paraíba. O estudo foi do tipo transversal, descritivo-analítico, e foi realizado a partir de uma análise documental de prontuários clínicos do Núcleo de Atenção e Controle do Câncer Bucal (NACC), pertencente ao Curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VIII. Dos 1325 pacientes cadastrados, 270 (20,7%) apresentaram-se com lesões orais. A lesão mais frequente foi a queilite actínica (n=110, 44,4%), e o sítio anatômico mais acometido foi o lábio inferior (n=126; 51,2%). Entre os pacientes da amostra, 452 (34,3%) relataram contato com tabagismo, 438 (33,6%) contato com álcool e 776 (59,3%) contato com sol. Os dados foram tabulados no programa SPSS 14.0®; realizou-se a análise descritiva e aplicou-se o teste estatístico qui-quadrado (χ²), além de Phi e V de Cramer, com nível de significância de 5%, a fim de se verificar possíveis correlações estatísticas entre as variáveis. O tabagismo e a exposição crônica à radiação ultravioleta foram os fatores estatisticamente significativos relacionados à presença de lesão. Especificamente, o hábito de tabagismo apresentou correlação com a ocorrência de leucoplasia, lesão traumática, lesão eritoplásica e eritroleucoplasia; e a exposição solar com a queilite actínica. Conclui-se que as lesões orais apresentam alta prevalência na população estudada, sendo a queilite actínica a mais frequente; e que as lesões: leucoplasia, lesão traumática, eritoplasia e eritroleucoplasia estão relacionadas estatisticamente ao hábito do tabagismo; e a queilite actínica à exposição crônica ao sol.
Descrição: BRITO, Caio Rolim de. Correlação entre o diagnóstico clínico de lesões orais e os hábitos de tabagismo, etilismo e exposição solar, em uma população do Curimataú paraibano. 2019. 38 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26627
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Rolim de Brito.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.