Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2663
Título: A percepção ambiental dos estudantes de Ciências Contábeis (UEPB) relativo a coleta seletiva
Autor(es): Cunha, Taciane Cavalcanti da Silva
Palavras-chave: Coleta seletiva
Contabilidade ambiental
Reciclagem
Resíduos sólidos
Coleta seletiva
Educação ambiental
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: No âmbito sociocultural, a questão ambiental é um desafio. A sociedade e as empresas, frente a escassez dos recursos naturais e sendo o principal agente poluidor, necessita de um olhar diferenciado, de tecnologias limpas e de um novo comportamento perante o meio ambiente. A contabilidade também necessita de se adequar a essa nova situação. Este estudo tem como objetivo investigar as opiniões e entendimentos dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual da Paraíba, na Rede Pública de Campina Grande, sobre o comportamento e relacionamento cognitivo dos estudantes com a coleta seletiva já implantada nessa instituição. A metodologia adotada seguiu alguns passos como, a realização de coleta de dados, utilizando-se de questionários, e realização da pesquisa bibliográfica, até então disponível no meio acadêmico. Para a base teórica apresentamos alguns conceitos referente contabilidade ambiental e alguns conceitos relacionados a educação ambiental como; percepção, meio ambiente, mudança de atitude e coleta seletiva. A aplicação de dois questionários foi necessário para que observássemos a opinião dos estudantes. Durante a pesquisa outros métodos também foram utilizados como as conversas informais que se deu através do grupo de estudantes. Que de acordo com a temática escolhida intencionou-se contribuir para a formação de pessoas mais conscientes e capazes de mudar. Durante esta pesquisa de curto prazo, alguns resultados foram apresentados. De forma geral foi observado que os estudantes têm poucas informações a respeito do programa de coleta seletiva, outros nem sabem como se deu a implantação nem, de como agir. Outro fator observado através das colocações dos estudantes foi a pouca atenção da instituição para com o projeto de coleta seletiva. A pesquisa não se finda neste estudo, sendo um ponto de partida para futuras investigações.
Descrição: CUNHA, T. C. da S. A percepção ambiental dos estudantes de Ciências Contábeis (UEPB) relativo a coleta seletiva. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2663
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taciane Cavalcanti da Silva Cunha.pdfTaciane Cavalcanti da Silva Cunha2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.