Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26640
Título: Análise comparativa entre o método eletrônico e o método radiográfico na determinação da odontometria
Autor(es): Leite, Matheus Clímaco
Palavras-chave: Endodontia
Raio x
Odontometria
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Introdução: O tratamento endodôntico depende de várias etapas cuja determinação do comprimento real de trabalho, através de métodos confiavéis, é de suma inportância para seu sucesso. Objetivo: Analisar comparativamente as medidas entre o método eletrônico e o método radiográfico na realização da odontometria. Métodos: No presente estudo foram utilizados 30 dentes uni e birradiculares, com polpa viva e polpa necrosada. Após o preparo cervical e médio, uma lima tipo K previamente selecionada foi inserida no canal até o comprimento real do instrumento e realizou-se uma radiografia periapical para determinar a odontometria radiográfica. Posteriormente, com o aparelho eletrônico uma lima K foi inserida no canal até que fosse observado 0.0 no visor do localizador apical eletrônico. Assim, todos os dentes tiveram seu comprimento real de trabalho e comprimento real do dente mensurados, os resultados de até 1mm de diferença entre ambos métodos foram considerados como um valor aceitável. Resultados: Não foi verificado diferença significante entre o comprimento real de trabalho do método radiográfico e método eletrônico, já que foi observado um valor de 87,5% de semelhança entre ambos. Além disso, observou-se a média do comprimento real de trabalho com o aparelho eletrônico e o radiográfico, 21,29 e 21,79 respectivamente. Conclusões: O localizador ROMIAPEX A-15 apresentou medidas com elevada aceitabilidade clínica na determinação do comprimento real de trabalho
Descrição: LEITE, Matheus Clímaco. Análise comparativa entre o método eletrônico e o método radiográfico na determinação da odontometria. 2019. 33 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26640
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Matheus Clímaco Leite.pdf677.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.