Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26642
Título: Análise da gestão ambiental dos resíduos sólidos da comunidade rural de Café do Vento - Sobrado/PB
Autor(es): Batista, Maria das Graças da Costa
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Resíduos Sólidos Rurais
Lixo
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: A gestão ambiental tem por finalidade a análise da questão ambiental a partir dos meios social e físico natural. A partir da observação da interação entre estes dois segmentos citados anteriormente, surge o objeto de estudo da pesquisa, análise da gestão dos resíduos sólidos da Comunidade Rural de Café do Vento – Sobrado/PB, já que naquela localidade a interação entre os dois seguimentos citados anteriormente estava ocorrendo de maneira errônea uma vez que a comunidade realizava a disposição dos resíduos sólidos “lixo” produzidos a céu aberto em quintais e próximos a reservatórios de água, ou seja, não possuíam uma educação e conscientização ambiental. A partir destas observações, objetivou-se neste estudo registrar as formas de disposição e destinação dos diversos tipos de lixo gerados e suas formas possíveis de reaproveitamento na Comunidade. Durante o desenvolvimento do trabalho, procurou-se debater de forma integrada com os moradores da localidade a importância do correto manejo do lixo, bem como discutir a sua importância para a preservação do meio ambiente. O estudo foi realizado em diferentes etapas desenvolvidas entre os meses de Agosto e Novembro de 2014 e envolveu levantamento de referências bibliográficas e visitas de campo para a realização de leitura de paisagem. A partir do desenvolvimento deste trabalho observou-se que as pessoas da comunidade passaram a dar mais importância ao tratamento do lixo devido a fatores econômicos como reciclagem de materiais vendáveis e reaproveitamento na confecção de artesanatos, a fatores ambientais como o desmatamento e poluição do meio ambiente, bem como a fatores desenvolvimentistas como melhoria da qualidade de vida e aquisição de novos conhecimentos. Nota-se também que melhorou significativamente, o visual das paisagens dos quintais de residências na comunidade, especialmente nos arredores das casas e áreas próximas ao açude e reservatórios de água.
Descrição: BATISTA, Maria das Graças da Costa. Análise da Gestão Ambiental dos Resíduos Sólidos da Comunidade Rural de Café do Vento - Sobrado / PB. 2015. 16p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26642
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças da Costa Batista.pdfPDF - Maria das Graças da Costa Batista972.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito189.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.