Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26647
Título: Os saltimbancos, de Chico Buarque: relato de uma experiência cenográfica veiculada na UEPB campus IV
Autor(es): Dutra, Francineide Linhares
Palavras-chave: Peça
Chico Buarque
Os Saltimbancos
Data do documento: 26-Abr-2022
Resumo: O presente estudo é um trabalho qualitativo com foco na análise das apresentações da peça “Os Saltimbancos” realizadas durante o ano de 2019. O mesmo se propõe investigar as estratégias utilizadas pelos animais em suas falas discursivas por parte da sociologia da arte, especificamente aquelas que se dirigem ao público ouvinte. Para delimitar o corpus foram escolhidas as obras literárias A Revolução dos Bichos (1945) de George Orwell, Os Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda (1977) e Quase de Verdade de Clarice Lispector (1978). Constitui também nosso objetivo Analisar a contribuição da peça os “Saltimbancos” como elemento de reflexão dos dilemas sociais na contemporaneidade, para verificar em que medida a peça os Saltimbancos é útil como processo de transformação social, por observar a recepção social por parte dos alunos das escolas nas quais a peça foi apresentada em Catolé do Rocha-PB. Por força de convenção social, o trabalho fala da opressão envolvendo relações de poder contempladas nos discursos dos animais para focalização das nuances relativas aos moldes da opressão vivida pelos bichos. Ao observar a recepção da obra pelo público que assistiu as apresentações do grupo. Usaremos como aporte teórico contemplados, expondo suas concepções Chico Buarque e Georg Owerll que trabalham com os aspectos, pontos e categorias que serão abordadas. Os problemas sociais de opressão tanto vivenciado no Brasil nos tempos sóbrios da ditadura militar tornando o tema atual. Mesmo o país enfrentando uma crise financeira, política e agora com a proliferação do vírus da COVID-19, esses fatos que estão presentes na história não passou despercebida pelos autores e o público. Os argumentos expostos nos levam a concluir que a peça “Os Saltimbancos” tem aspectos sociológicos e ideológicos se utilizam de diferentes percursos e de métodos dramatúrgicos nas apresentações da peça, fazendo conexão com a dimensão realista de 1964.
Descrição: DUTRA, Francineilde Linhares. Os saltimbancos, de Chico Buarque: relato de uma experiência cenográfica veiculada na UEPB campus IV. 34f. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26647
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito101.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Francineide Linhares DutraPDF - Francineide Linhares Dutra971.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.