Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2665
Título: A desconstrução da mídia sobre a cura através da auto-hemoterapia
Autor(es): Bezerra, Augusto César Cruz
Palavras-chave: Auto-hemoterapia
Comunicação
Mídia
Saúde
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Ao fazer uma leitura sobre o tema associado com a comunicação entre médico e paciente, depara-se, porém, com a necessidade de investigar a sua historicidade no sentido de esclarecer melhor esse importante relacionamento. É bem certo que desde as civilizações antigas até o mundo contemporâneo, tal comunicação sempre foi insipiente, paternalista e unilateral. Através de análises de duas reportagem áudio visual veiculado pelas emissoras de TV, Rede Globo e Bandeirante, cujo tema é a auto-hemoterapia. Tendo como referencial teórico, autores que tratam da comunicação e saúde e manipulação da informação, foi possível perceber que a cura está relacionada não apenas à indústria farmacêutica mas aos equipamentos médicos e, com aqueles que influênciam nas divulgações da mídia, em detrimentos da saúde do paciente. Nos anos noventa do século XX, estudiosos da área de comunicação, começaram a surgir com o intuito de inserir a mesma entre os agentes envolvidos. A proposta seria então, encontrar um caminho que adequasse uma comunicação mais participativa e interativa, que pudesse amenizar o discurso autoritário dos médicos com relação aos pacientes bem como de extrema relevância na busca pela cura.
Descrição: BEZERRA, A. C. C. A desconstrução da mídia sobre a cura através da auto-hemoterapia. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011. [Tipo: Artigo. O trabalho possui os seguintes anexos: Auto-hemoterapia - Band.wmv e Reportagem do Fantástico sobre a Auto-hemoterapia.wmv. Disponível na Biblioteca do CCSA]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2665
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Augusto César Cruz Bezerra.pdfAugusto César Cruz Bezerra611.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.