Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26650
Título: Educação permanente em saúde no contexto da atenção primária: revisão sistemática
Autor(es): Farias, Wedson de Araújo
Palavras-chave: Educação em saúde
Atenção primária
Política nacional de educação permanente - Saúde
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Este trabalho consiste em uma revisão integrativa da literatura baseada na análise dos dados de artigos científicos que abordam a Educação Permanente em Saúde (EPS) no âmbito da Atenção Primária (AP). Foram analisadas os resumos dos artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021, nas bases de dados SciELO e Scopus e Web of Science, resultando em uma amostra de 20 artigos. A análise foi realizada com o auxílio do software Iramuteq permitindo o tratamento quantitativo de dados qualitativos, para a análise do conteúdo, indicando categorias de análise, expostas hierarquicamente. Sendo possível, a partir disso, expor os princípios básicos da Educação Permanente em Saúde, as condições necessárias para o seu desenvolvimento na Atenção Primária, execução e seus impactos, bem como as bases da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Com base na literatura analisada a Educação Permanente em Saúde constitui-se como relevante para o processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde brasileiro. Constatou-se também que a Atenção Básica ou Primária é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação permanente em saúde. Este estudo apresenta insights aos profissionais de saúde que desejam desenvolver ações educativas, bem como fornecer subsídio para pesquisadores que desejam avançar na temática em questão.
Descrição: FARIAS, W. A. Educação permanente em saúde no contexto da atenção primária: revisão sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública). Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26650
Aparece nas coleções:VII - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wedson de Araújo Farias.pdfPDF - Wedson de Araújo Farias382.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.