Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26652
Título: Avaliação da implantação de sistemas de aproveitamento de água pluvial e geração solar na UEPB: estudo de caso no campus VIII
Autor(es): Macedo, Emanuella Silva Pereira de
Palavras-chave: Água pluvial
Energia solar
Sustentabilidade
Data do documento: 15-Dez-2021
Resumo: Atualmente a questão hídrica e energética do Brasil vem passando por um período de crise. O Nordeste brasileiro, em específico, sempre teve períodos de estiagem e outros de seca, algumas mais prolongadas que outras. Por este motivo, práticas de sustentabilidade, aproveitamento alternativo e reuso são largamente aplicadas. Na questão elétrica, a justificativa parte do aproveitamento do potencial da região para geração solar aliada a economia proporcionada. Visando isso, a presente pesquisa pretende propor sistemas sustentáveis na geração elétrica do campus VIII e na gestão dos recursos hídricos, através da análise da implantação de um sistema de produção de energia elétrica solar, e um sistema de captação de águas pluviais, respectivamente. A metodologia foi dividida em dois grupos (recursos hídricos e energia elétrica) para facilitar a explicação. Então, para o primeiro realizou-se levantamento de dados de precipitação (oferta de água) e de consumo (demanda), este através do Método de Berenhauser e Pulice (1983), determinou-se o volume do reservatório por meio do Método Prático Alemão e comparou-se com o volume ótimo sugerido pelo Netuno 4.0. O resultado obtido foi um reservatório de 240 m³ que garante substituição de 28% do consumo atual no campus. Para o segundo grupo, o método de estudo consistiu na coleta de dados e posterior estudo, realizou-se o dimensionamento do sistema solar fotovoltaico e determinou a necessidade de 230 placas de 460 W e 148 placas de 540 w, com área de instalação de aproximadamente 907 m². A potência dimensionada foi de 185,72 kWp, sendo necessário o aumento da demanda contratada atual. O investimento é considerado viável, com tempo de retorno de 5 anos e 6 meses, e VPL de 1,3x.
Descrição: MACEDO, Emanuella Silva Pereira de. Avaliação da implantação de sistemas de aproveitamento de água pluvial e geração solar na UEPB: estudo de caso no campus VIII. 2021. 58f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26652
ISSN: CDD 551.577
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Silva Pereira de Macêdo.pdfPDF - Emanuella Silva Pereira de Macêdo2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito451.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.