Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26655
Título: Cidades e identidades: os sentidos urbanos de capital do brejo, rainha da Borborema e porta do sol, nos discursos urbanos – poéticos, artísticos e midiáticos
Autor(es): Santos, Nataly Matias dos
Palavras-chave: Identidades urbanas
Discursos
Cidades
Data do documento: 23-Mar-2022
Resumo: Esta pesquisa, oriunda de um Projeto PIBIC – cota 20/21, teve como objeto de estudo as identidades urbanas: Capital do Brejo (Guarabira), Rainha da Borborema (Campina Grande) e Porta do Sol (João Pessoa), presentes nos discursos literários, artísticos, midiáticos que destacam esses espaços urbanos. Deste modo, objetivou-se analisar os sentidos advindos da constituição de identidades urbanas em poemas, letras de canções e propagandas turísticas, disponíveis sobre as citadas cidades, no buscador Google. Observando de que forma essas identidades contribuíram para dar visibilidade às cidades (Guarabira, Campina Grande e João Pessoa) e subjetivar seus habitantes. Para atingir os objetivos, optou-se pela pesquisa analítica/interpretativista de abordagem, qualitativa. E em relação aos procedimentos técnicos, bibliográfica e documental, utilizando como corpus obras literárias (poesia), letras de canções, propagandas turísticas. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Hall (2006), Bauman (2005), Silva (2000), Lins (2008), acerca de identidade; Santos (1997), Ferrara (1997), Pesavento (1997) acerca do urbano, e os estudos de Foucault (2004, 2006 e 2007) sobre discurso, práticas discursivas e espacialidade. E ainda, alguns pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa, de Orlandi (2001, 2005), Gregolin (2007). Os resultados destacaram que os discursos poético/artístico/midiáticos (urbanos) produziram diferentes efeitos de sentido identitários sobre as cidades de Guarabira (Capital do Brejo), Campina Grande (Rainha da Borborema) e João Pessoa (Porta do Sol). Efeitos de sentidos que oscilaram entre sentidos geográficos, históricos, econômicos, culturais para subjetivar turistas e os seus habitantes.
Descrição: SANTOS, Nataly Matias dos. Cidades e identidades: os sentidos urbanos de capital do brejo, rainha da Borborema e porta do sol, nos discursos urbanos – poéticos, artísticos e midiáticos. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26655
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Nataly Matias dos Santos.pdfPDF - Nataly Matias dos Santos717.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito485.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.