Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Hildênia Karoline Freire dos-
dc.date.accessioned2022-04-28T18:17:15Z-
dc.date.available2022-04-28T18:17:15Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.issnCDD 379-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26656-
dc.descriptionSANTOS, H. K. F. “Bom dia, professor(a)!” Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente em geografia. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública que tem chegado com eficiência nos espaços de formação de professores, universidades e escolas secundárias. Porém, tal programa, apesar de representar um ganho para a formação do professor, vem perdendo espaço em decorrência de algumas decisões governamentais. Esse estudo preocupa-se em investigar a importância e contribuições desse programa para a formação docente em Geografia. Desse modo, nosso estudo fundamenta-se por meio da vivência que tive como ex-bolsista dessa modalidade de programa na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por saber o diferencial que o PIBID faz para a formação e a prática docentes, tanto no âmbito acadêmico como nas escolas na educação básica e, principalmente, pela busca de constatações de que este tem cumprido com seu propósito enquanto política pública de educação. Assim, propusemo-nos a investigar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente, por meio das experiências vivenciadas pelos sujeitos participantes, ex-bolsistas do curso de Geografia da UEPB, campus I – Campina Grande, Paraíba e egressos do PIBID, de vigência no período 2018 a 2019. Na metodologia, foi utilizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com aplicação de questionários, empregando uma amostra não probabilística por acessibilidade. Destarte, a partir das percepções dos investigados, constatamos a importância e a relevância do programa para a formação inicial do professor de Geografia e para a construção da identidade profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jonas Marques da Penhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.title“Bom dia, professor(a)!” Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente em geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HILDÊNIA KAROLINE FREIRE DOS SANTOS.pdfPDF - Hildênia Karoline Freire dos Santos998.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de depósito146.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.