Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26666
Título: Levantamento bibliográfico das possibilidades e limitações dos professores de Química durante o ensino remoto emergencial
Autor(es): Batista, Luan Geronimo
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Ensino de Química
Pandemia
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: Entre o final de 2019 e começo do ano de 2020, houve uma avalanche pandêmica Mundial, causada por um vírus respiratório agudo grave, conhecido como Covid-19, do inglês Coronavírus Disease 2019. Devido a propagação do vírus da COVID-19 de forma tão veloz, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu declarar como uma pandemia, e desde então os casos de infectados e mortes vem aumentando de forma muito rápida. Com uma nova realidade incluindo a forma de ensino e aprendizado em meio ao distanciamento social, tanto professores como alunos, precisaram sair da zona de conforto para buscar novas formas que auxiliassem a troca de conteúdo e aprendizado. O objetivo do presente trabalho é realizar um levantamento bibliográfico das possibilidades e limitações dos professores de Química durante o ensino remoto emergencial com análise qualitativa buscando as dificuldades de ensino e aprendizagem em meio a uma crise pandêmica Mundial e responder as questões pertinentes que possam esclarecer os obstáculos e falhas relatadas no modelo atual de ensino de Química de forma remota e emergencial. Para a contextualização do artigo aqui desenvolvido foi escolhido o método de pesquisa qualitativa que possui características de uma revisão bibliográfica, com o objetivo analisar dados não mensuráveis. Foi realizada uma análise crítica dos textos selecionados, categorizando as informações importantes na busca das principais dificuldades no ensino da Química no ensino básico e através dessa perspectiva realizar uma comparação entre os autores, organizando os resultados de forma clara e objetiva. Com relação às dificuldades relatadas o acesso de alunos as aulas foram um dos pontos importantes relatados, assim como a dificuldade dos professores que estavam despreparados para essa possibilidade metodológica de ensino virtual. Foi possível analisar as dificuldades encontradas tanto por professores quanto por alunos, nessa nova forma de estudo a distância, ficou evidente o quanto é importante inovar e não se limitar aos meios tradicionais de ensino além de afirmar a importância da busca de atualização pelos profissionais, principalmente em meios tecnológicos de ensino.
Descrição: BATISTA, Luan Geronimo. Levantamento bibliográfico das possibilidades e limitações dos professores de Química durante o ensino remoto emergencial. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26666
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luan Geronimo BatistaPDF - Luan Geronimo Batista401.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito39.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.