Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26671
Título: A leitura literária pelo método recepcional: uma proposta para o ensino médio
Autor(es): Pereira Neta, Maria do Carmo
Palavras-chave: Estética da recepção
Método recepcional
Leitura literária
Data do documento: 2-Mai-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática que contemple diversos gêneros textuais, com vista à formação de leitores críticos, dinâmicos e autônomos no âmbito do ensino de literatura no Ensino Médio, considerando que, por muito tempo, o ensino de literatura foi centralizado na historicidade da obra, datas e biografias. Como base teórica, utilizou-se a Estética da Recepção, a partir das concepções de Hans Robert Jauss no processo de construção de sentido, e a aplicação das cinco etapas do Método Recepcional elaborado por Bordini e Aguiar (1993), capazes de embasar práticas que aproximam e motivam os alunos a se tornarem leitores profícuos. Com base em diversas pesquisas realizadas sobre a desmotivação dos alunos em relação à leitura literária, constata-se a necessidade de uma revisão dos métodos utilizados no processo de formação de leitores. Portanto, para propor novas práticas pedagógicas e desenvolver ações que ampliem o envolvimento dos estudantes com a leitura, foi desenvolvida uma proposta didática visando o atendimento aos interesses do leitor e a provocação de novos interesses que agucem o senso crítico e a preservação do caráter lúdico da literatura. O trabalho tem como base os estudos de Jauss (1994), Aguiar e Bordini (1993), Iser (1996), Miranda (2007) e Silva (1998) e Cândido (1995).
Descrição: PEREIRA NETA, Maria do Carmo. A leitura literária pelo método recepcional: uma proposta para o ensino médio. 2022, 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26671
ISSN: CDD 801.95
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Carmo Pereira NetaPDF - Maria do Carmo Pereira Neta740.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito316.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.