Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26673
Título: Educação ambiental no espaço escolar: saberes dos estudantes sobre o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos urbanos
Autor(es): Silva, Jose Anselmo Balbino da
Palavras-chave: Ensino de Química
Resíduos sólidos
Educação ambiental
Data do documento: 17-Mar-2022
Resumo: A destinação inadequada de resíduos sólidos urbanos no meio ambiente acontece diariamente, por isso é necessário promover discussões sobre Educação Ambiental nas escolas, e por meio da disciplina de Química é possível promover esse diálogo para que os alunos compreendam o meio em que vivem, e assumirem uma postura consciente sobre as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo compreender sobre a Educação Ambiental no espaço escolar a fim de investigar o nível de conhecimento e conscientização de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais sobre o descarte de resíduos sólidos urbanos no meio ambiente. Esta pesquisa foi baseada em alguns autores que falam sobre resíduos sólidos urbanos, sobre sustentabilidade e meio ambiente, sobre temas geradores, sobre o Ensino de Química e sobre Educação Ambiental, dentre eles podemos destacar Rocha (2007), Freire (2014), Cardoso , Oliveira e Azevedo (2014), Santos e Schnetzler (2003), entre outros. Também se baseou nos documentos oficiais da educação, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Comum Curricular Nacional (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase em um estudo de caso. O público-alvo foram 36 alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental anos finais, com idade entre 12 e 15 anos e frequentando regularmente a instituição pesquisada. O estudo ocorreu em uma escola estadual pertencente ao município de Campina Grande-PB. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de um questionário composto por 06 (seis) questões, sendo 3 objetivas e 3 subjetivas, sobre o tema “Educação Ambiental no Espaço Escolar e Resíduos Sólidos Urbanos”. Para incentivar o estudo da Educação Ambiental no espaço escolar, deixamos algumas sugestões de conteúdos de Química que podem ser adotados pelos professores de Química da Educação Básica na perspectiva de contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para a análise dos questionários, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). As respostas dos alunos ao instrumento de coleta de dados mostraram que os alunos tinham conhecimento sobre Educação Ambiental e também sobre resíduos sólidos urbanos e que a maioria tinha atitudes conscientes sobre o assunto, por isso realizavam a reciclagem de materiais em casa, estavam envolvidos em ações ambientais em comunidade, alguns alunos também explicaram que coletavam alguns materiais como papelão e alumínio para fins lucrativos. Assim, esta pesquisa forneceu informações importantes para subsidiar um plano de aula voltado para os problemas socioculturais, principalmente a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos produzidos nas comunidades municipais.
Descrição: SILVA, José Anselmo Balbino da. Educação ambiental no espaço escolar: Saberes dos estudantes sobre o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos urbanos. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26673
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Anselmo Balbino da Silva.pdfPDF - José Anselmo Balbino da Silva350.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito289.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.