Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26678
Título: Os desafios de acesso e permanência de mulheres mães ao longo da graduação na UEPB campus III
Autor(es): Castro, Ellem Santos de
Palavras-chave: Maternidade
Dupla jornada
Mãe-universitária
Data do documento: 4-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso destaca o cenário da universidade pública em especial a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na qual muitas mulheres enfrentam desafios durante a gestação e na criação dos filhas e filhos pequenos e pequenas no percurso da graduação. A rotina da dificuldade dessas mulheres-mães-universitárias em conciliar a vida acadêmica pessoal e materna diariamente faz despertar o seguinte questionamento: no que concernem as vivências das mães universitárias na UEPB campus III, quais os obstáculos diários as mesmas perpassam para continuar no Curso de Pedagogia desta universidade? Visando a valorização dessas mulheres no contexto educacional este trabalho pretende analisar as narrativas e vivências das mães universitárias, as dificuldades enfrentadas durante sua formação no Curso de Pedagogia na UEPB campus III, levando em consideração a essa dupla jornada e seus impactos na formação da discente. Para construção deste trabalho utilizamos autoras como Urpia (2009), Minayo (2007), Lanzetta (2016) Priore (2008) Pereira e Favaro (2017) Stellin (2011) entre outros. Este trabalho se divide em cinco capítulos que abordam respectivamente a história da maternagem, a trajetória da mulher no ensino superior, suas dificuldades, em seguida o percurso metodológico para a elaboração deste, a análise e discussão do material empírico e as considerações finais. A luta para acompanhar o ritmo imposto pela sociedade de serem perfeitas em tudo que exercem é extremamente exaustiva, portanto é necessário que providenciemos uma reeducação a cerca dá não perfeição feminina e a sobrecarga de trabalho que as mesmas carregam durante toda vida pessoal e acadêmica.
Descrição: CASTRO, E. S. de. Os desafios de acesso e permanência de mulheres mães ao longo da graduação na UEPB campus III. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26678
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellem Santos de CastroPDF - Ellem Santos de Castro997.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito317.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.