Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26679
Título: Análise das manifestações patológicas: estudo de caso: granja São Cristóvão, localizada no município de Borborema - PB
Autor(es): Lima, Mathews Vaz de Menezes do Santos
Palavras-chave: Análise estrutural
Patologia
Umidade
Construção civil
Data do documento: 4-Abr-2022
Resumo: As manifestações patológicas estão presentes em praticamente todas as construções civis. Os estudos em torno desse tema são recentes, mas a cada dia a Engenharia Civil se preocupa em conhecer mais sobre as anomalias, suas origens, danos causados e formas de tratamento, onde o laudo adequado só é possível com o acompanhamento de um profissional da área, sendo necessário muito mais do que apenas a identificação do problema. O objetivo do trabalho foi identificar e analisar possíveis manifestações patológicas na granja São Cristóvão, localizada no centro do município de Borborema PB. A revisão bibliográfica foi fundamental para que fosse possível a construção de uma linha lógica das causas das manifestações, e observou-se semelhanças contidas no caso estudado com os casos apresentados pela literatura. Inicialmente foi determinado o local de estudo, em seguida foram realizados visitas e registros fotográficos, assim como o levantamento das manifestações patológicas. A estrutura analisada correspondeu a uma residência antiga, cujo estima-se que a mesma tenha sido erguida no início do século passado, trazendo resquícios do tempo que também foi observado através de sua arquitetura colonial. As principais patologias identificadas foram descolamento do revestimento, marcas de infiltrações, mofos e fissuras, esta última foi identificada em todos os estágios. Além de identificar fissuras, trincas, rachaduras e fendas, causando desconforto visual, as anomalias trazem perigos à saúde e integridade física das pessoas que frequentam o local. A umidade foi o principal fator para o surgimento das patologias, mas também houve ocorrência de recalque diferencial, agravando a situação. A fundação da residência se encontra em um solo bastante heterogêneo uma das possíveis causas do recalque, existindo ainda inúmeros outros fatores que cooperaram para a situação atual do imóvel, tais como, uso inadequado dos materiais de construção e erros construtivos, mostrando a importância do acompanhamento de um profissional capacitado desde o projeto até a conclusão da obra.
Descrição: LIMA, Mathews Vaz de Menezes do Santos. Análise das manifestações patológicas: estudo de caso: granja São Cristóvão, localizada no município de Borborema - PB. 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26679
ISSN: CDD 624.171
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mathews Vaz de Menezes dos Santos Lima.pdfPDF - Mathews Vaz de Menezes dos Santos Lima2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC115.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.