Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26692
Título: Efetividade e eficácia do pregão na administração pública: breves considerações sobre o município de São Francisco/PB
Autor(es): Oliveira, Anastácia Nadir Melo de
Palavras-chave: Administração Pública
Licitação
Pregão
Data do documento: 12-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho trata sobre a modalidade de Licitação Pregão, instituída pelo Governo Federal através do Decreto nº 3.555/00 (na sua forma presencial) e regulamentada para uso em todas as esferas de governo pela Lei n° 10.520/02. Com o Decreto n° 5.4550/05, instituiu-se também o pregão na forma eletrônica, o que representou um avanço no sentido da modernização da administração pública no Brasil, historicamente marcada pela burocracia, morosidade e falta de isonomia. A metodologia adotada neste trabalho inscreve-se numa abordagem qualitativa de cunho descritivo, exploratório e bibliográfico, mas pauta-se também no conhecimento empírico, fruto de dez anos de trabalho do pesquisar em serviços prestados junto ao setor de licitação de diversas prefeituras. O Pregão representa a modernização dos processos licitatórios, contribui para a eficiência, transparência e agilidade dos contratos para aquisição de bens e serviços comuns, e consequentemente para a melhoria da qualidade dos gastos públicos. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é analisar a efetividade e eficácia do pregão no município de São Francisco – PB. Para tanto, foram feitas entrevistas com os agentes responsáveis pelas licitações no município, bem como visitas in locu, ações que revelaram o quão essa modalidade é utilizada, nos mais variados contratos celebrados pelo município, sendo considerada vantajosa sobretudo pela agilidade proporcionada, mesmo que São Francisco ainda não utilize-a na forma eletrônica, mas apenas na presencial. Resta claro, com base nos resultados encontrados, que o Pregão é vantajoso à administração pública e contribui para a sua eficiência, ao garantir maior clareza e eficiência nos processos licitatórios.
Descrição: OLIVEIRA, Anastácia Nadir Melo de. Efetividade e eficácia do pregão na administração pública: breves considerações sobre o município de São Francisco/PB. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso(Administração Pública EAD)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26692
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anastácia Nadir Melo de Oliveira.pdfPDF - Anastácia Nadir Melo de Oliveira482.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito172.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.