Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26697
Título: Os festejos juninos de Campina Grande e sua evolução
Autor(es): Lucena, Antônio Carlos Florentino
Palavras-chave: Cultura
Festejos Juninos
São João de Campina Grande -PB
Mídia
Data do documento: 27-Set-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Estudar os festejos juninos desde seus primórdios até se transformar e se denominar O Maior São João do Mundo, festa realizada durante 30 dias do mês de junho na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. O São João estava entranhado no povo campinense e foi decidido derrubar o o antigo “palhoção” onde se concentrava os festejos juninos e construir o Parque do Povo, um espaço mais imponente onde houve ai uma conversão da festa num produto com função mercadológica. Apresenta-se os festejos juninos como tradição da cultura local e síntese de vários elementos de outras culturas que se fundiram ao longo do tempo. Evento reconhecido como a mais expressiva realização festivo-cultural do ciclo junino do nordeste brasileiro em virtude de sua grande estrutura organizacional, interesse turístico, cobertura da mídia, atrações artísticas, religioso, estética e enorme participação popular. Como também as manifestações identitárias e culturais do mundo nordestino junino, pertencentes ao um abrangente campo cultural. Descreve-se uma mistura de expressões sociais e artístico-culturais dos festejos conforme seu modelo de celebração, caracterizada por se inspirar decididamente histórico-religiosa da cultura junina-nordestina contemplando manifestações, tradicionais, mostradas deforma original ou adaptadas aos mecanismos de expressões da atualidade, além de admitir representações massivas da indústria cultural. Utiliza-se critérios com observações diretas e pessoais em diferentes cenários dos festejos, registros, além de pesquisas bibliográficas e midiáticas. A literatura apresenta as festas juninas do “Maior São João do Mundo" como sendo, simultaneamente, conservador na tradição, porque preserva em seus espaços fragmentos de discursos religiosos e folclóricos, bem como determinadas práticas e rituais de festejos juninos do interior, sendo uma invenção do mesmo. Os festejos do “Maior São João do Mundo”, em suma, podem ser vistos como uma manifestação da sociedade atual, que escolhe determinadas manifestações culturais e simbólicas, tal como é a festa junina e a transforma em verdadeiros fenômenos.
Descrição: LUCENA, A. C. F. de. Os festejos juninos de Campina Grande e sua evolução. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26697
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UEPB_AntonioLucena.pdfPDF - Antônio Carlos Florentino de Lucena1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO ANTONIO CARLOS.pdfTermo de Depósito594.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.