Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26704
Título: Fotojornalismo e memória: um estudo de caso do perfil Covid photo Brazil
Autor(es): Araújo, Ana Cláudia dos Santos
Palavras-chave: Fotojornalismo
Memória
Pandemia Covid-19
Análise fotográfica
Data do documento: 1-Out-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da fotografia e sua contribuição na construção da memória, debate e reflexão. Sabendo da importância deste meio de comunicação, analisamos fotografias registradas durante o período da pandemia da Covid-19 no Brasil e publicadas no perfil @covidphotobrazil no Instagram. Utilizamos esta rede social como ferramenta norteadora para definição do recorte de análise, considerando que se trata de uma das plataformas mais usadas nos últimos anos e selecionando um perfil que reúne obras de diferentes autores e regiões. Foram analisadas imagens de autoria de Paulo Paiva (Recife-PE), Yan Marcelo Carpenter (Rio de Janeiro-RJ) e Raphael Alves (Manaus-AM), publicadas no período de maio a junho de 2020. As imagens retratam o contexto da crise sanitária atual, abordando diversas temáticas, a exemplo do trabalho dos profissionais de saúde, a desigualdade no acesso a máscaras e outros acessórios de proteção, bem como na ausência de distanciamento social nos transportes públicos. A partir do estudo realizado, pode-se concluir que o fotojornalismo permite que diversas histórias possam ser contadas, estimulando a reflexão crítica sobre a realidade social e contribuindo ativamente para a formação de opinião e geração da memória para a história.
Descrição: Araújo, A. C. dos S. Fotojornalismo e memória: um estudo de caso do perfil Covid photo Brazil - 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo), Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26704
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Claúdia dos Santos Araújo.pdf814.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdf77.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.