Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26712
Título: Dificuldades enfrentadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em matematica
Autor(es): Silva, Josineide Pereira da
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Ensino remoto
Ensino e aprendizagem
Tecnologia digital
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: Para prevenir a disseminação da pandemia decorrente da COVID-19, o Ensino Presencial (EP) em escolas e universidades foi suspenso no Brasil e no mundo, sendo substituído em 2020 pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esta mudança envolveram desafios em diversos cursos e áreas, inclusive nas aulas de Licenciatura em Matemática, escopo deste estudo, que tem como objetivo identificar dificuldades vivenciadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial, em um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paraibana. Esta é uma pesquisa de natureza quantitativa-qualitativa, na qual utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário online semiestruturado, aplicado a 85 estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paraibana e 12 professores desse mesmo curso, que ministravam componentes curriculares na área de matemática. Os autores que alicerçam este estudo foram Okuma (2009), Xavier (2020), Rodrigues Júnior e Véras (2019), Alves (2020), Marcon e Rebechi (2020), Behar (2020), dentre outros, estes foram de suma importância para o desenvolvimento desta pesquisa, inclusive na construção dos resultados e análise dos achados. Os resultados obtidos apontaram que parte dos maiores desafios enfrentados pelos alunos no ensino remoto foram relativos às falhas na conexão da internet e ao espaço inadequado para estudar. Já os desafios vivenciados pelos professores foram a pouca interação e participação dos alunos, o tempo excessivo em frente às telas, dificuldades para avaliar a aprendizagem dos alunos, dentre outras. Foi apontado também que existe uma necessidade de melhor adequação do planejamento, da metodologia e da interação nas aulas.
Descrição: SILVA. J. P. Dificuldades enfrentadas por professores e alunos no ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em matemática. 2022. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26712
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josineide Pereira da Silva.pdfPDF - Josineide Pereira da Silva1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.