Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26720
Título: A representação das populações negras nos livros didáticos de história da coleção: história, sociedade e cidadania
Autor(es): Fernandes, Felipe Camargo
Palavras-chave: Livro didático
Plano Nacional do Livro Didático - PNLD
Ensino de história
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: Este artigo tem em sua principal finalidade analisar a representação das pessoas negras nos livros didáticos da coleção História, Sociedade e Cidadania, cujo autor é Alfredo Boulos Junior, coleção essa aprovada no PNLD de 2018. Os procedimentos metodológicos adotados se deram por meio de uma pesquisa documental e também pela utilização dos três livros didáticos da referida coleção como fonte de pesquisa. A fundamentação teórica está embasada nas discussões relativas a temática como: Barros (20115), Bittencourt (2008,2020), Caime (2017), Choppin (2004), Munakata (2016) entre outros, além da análise de documentos que compõem o próprio PNLD de 2018, como seus respectivos edital e guia, que possibilitam trazer as discussões em torno da temática da história da África e da cultura afro-brasileira contida em ambos, seguindo com a obrigatoriedade da Lei 10.639/2003 inserida no contexto educacional bem como suas finalidades, terminando com a análise dos livros didáticos da coleção que correspondem aos três anos do Ensino Médio. Enquanto resultado, foi identificado que existe nesta coleção a questão da implementação da referida lei, no entanto, é necessário clareza por parte do(a) professor(a) para ir além do que demanda a discussão do livro didático.
Descrição: FERNANDES, F. C. A representação das populações negras nos livros didáticos de história da coleção: história, sociedade e cidadania. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26720
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FELIPE CAMARGO .pdfPDF - Felipe Camargo TCC (artigo)1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito.pdfPDF - Termo de Depósito329.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.