Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26727
Título: Recursos tecnológicos digitais no ensino remoto de matemática: Análise dos docentes e gestores das escolas públicas de Santa Luzia, Paraíba
Autor(es): Batista, Rayssa de Andrade
Palavras-chave: Docente de matemática
Gestor de escola pública
Recursos tecnológicos digitais
Ensino remoto
Data do documento: 8-Set-2021
Resumo: Ao decorrer da situação pandêmica causada pela doença nomeada COVID-19, fez-se necessário o isolamento social para conter o avanço da contaminação da população, o que gerou a paralisação das aulas presenciais no país e no mundo, sendo assim decretado posteriormente o ensino remoto. Diante deste cenário, o presente trabalho teve como objetivo identificar quais os Recursos Tecnológicos Digitais usados por professores de matemática do ensino fundamental e as procedências quanto ao ensino remoto nas instituições públicas em que atuavam. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa e quantitativa, uma pesquisa organizada em duas etapas: a primeira que se aproximou de uma revisão integrativa, através de um levantamento de estudos publicados em quatro (4) repositórios on-line no período de 2019 a 2021. Na segunda etapa, aplicou-se um questionário on-line semiestruturado com três professores de matemática de instituições públicas distintas de uma cidade do sertão paraibano e seus respectivos gestores para identificar metodologias de ensino, recursos tecnológicos usados em aulas remotas e o papel da escola em disponibilizar tais recursos para os professores. Como resultado, pode-se observar o uso de Recursos Tecnológicos Digitais pelos professores, uso de metodologias ativas com foco no aluno como agente principal em suas aulas, já para os gestores escolares propôs planejamentos semanais em meio ao reajuste ao ensino remoto e disponibilidade de materiais, tanto para alunos quanto professores de matemática.
Descrição: BATISTA, R. A. Recursos tecnológicos digitais no ensino remoto de matemática: Análise dos docentes e gestores das escolas públicas de Santa Luzia, Paraíba. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26727
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa de Andrade Batista.pdfPDF - Rayssa de Andrade Batista521.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito68.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.