Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26731
Título: Empreendedoras de Araripina - PE: Uma análise sobre o trabalho produtivo e reprodutivo
Autor(es): Santos, Cicera Roberta Mendes dos
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Trabalho produtivo e reprodutivo
Gênero
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: A análise histórica e cultural da divisão sexual do trabalho é importante para que se possa compreender como essa divisão afeta a vida das mulheres, tendo em vista que o trabalho produtivo é culturalmente atribuído ao homem, cabendo a mulher a inteira responsabilidade pelo trabalho reprodutivo, o cuidado com o lar e filhos. Desse modo, a mulher que deseja exercer uma atividade produtiva tem que conciliá-la com suas obrigações advindas do trabalho reprodutivo, ou seja, a mulher acaba presa a duplas e triplas jornadas de trabalho para não abrir mão de profissionalizar-se e obter independência financeira. Por esse motivo, o empreendedorismo acaba sendo um meio para as mulheres que visam conciliar o trabalho produtivo e reprodutivo. Neste artigo, analisamos através de um estudo de campo no qual foi utilizado questionário e relatos de 32 mulheres empreendedoras da cidade de Araripina, no sertão pernambucano, vem conseguindo conciliar essas duas dimensões da vida, o trabalho produtivo e reprodutivo, em meio ao contexto da pandemia da Covid–19, uma vez que, devido ao lockdown e ao isolamento social, muitas mães/empreendedoras se viram tendo que cuidar de casa, filhos e trabalho em tempo integral. Conseguimos entender que a conciliação dos trabalhos é uma realidade da maioria das mulheres e ainda assim se faz necessário a ajuda de outras mulheres seja remunerada ou não para que consigam diminuir o cansaço e sobrecarga causado por excesso de trabalho.
Descrição: SANTOS, C. R. M. Empreendedoras de Araripina - PE: Uma Análise sobre o Trabalho Produtivo e Reprodutivo. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26731
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito587.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Cicera Roberta Mendes dos Santos.pdfPDF - Cicera Roberta Mendes dos Santos559.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.