Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, José Janclesio Oliveira da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-12T20:02:07Z-
dc.date.available2022-05-12T20:02:07Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.other21. ed. CDD 510.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26737-
dc.descriptionMATOS, J. J. O. S. Olhares docentes: estudo sobre as sequências didáticas na disciplina de nivelamento/propulsão. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre a percepção dos professores mediante as Sequências Didáticas enquanto metodologia na disciplina de Nivelamento. Embora as Sequências Didáticas (SD) venham sendo bastante utilizadas, ainda assim, na Matemática são pouco aplicadas, além do mais, poucos são os trabalhos que abordam essa temática. O objetivo desse estudo consiste em compreender a aplicabilidade das Sequências Didáticas na disciplina de Nivelamento/Propulsão no modelo de Escola Cidadã Integral do estado da Paraíba sob a ótica dos professores de Matemática, logo, transita-se em uma pesquisa que permite analisar a eficácia das Sequências Didáticas enquanto metodologia educacional já utilizado nas escolas do estado de acordo com a bibliografia estudada e o pensamento dos sujeitos pesquisados. A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a pesquisa bibliográfica de acordo com Gil (2002) e o Survey por meio de um questionário enquanto instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a eficiência da aplicabilidade das Sequências Didáticas para a disciplina de Matemática, assim como para o Nivelamento. Além disso, permite perceber a importância da formação de professores para aplicação dessa metodologia e a necessidade de possibilitar ao docente a oportunidade e/ou autonomia de modificação das Sequências Didáticas encaminhadas para todo o estado paraibano. Por fim, conclui-se que as Sequências Didáticas bem elaboradas, atrativas, desafiadoras e que estejam dentro da realidade do discente, permitem que o discente aprofunde seus conhecimentos básicos nos conteúdos em estudo, inferindo na aquisição de novos saberes e habilidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectNivelamentopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleOlhares docentes: estudo sobre as sequências didáticas na disciplina de nivelamento/propulsãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Janclesio oliveira da Silva Matos.pdfPDF - José Janclesio oliveira da Silva Matos1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito410.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.