Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26759
Título: Comportamento financeiro dos discentes de Ciências Contábeis acerca da decisão de consumo e/ou poupança
Autor(es): Santos, Bianca Braga
Palavras-chave: Comportamento financeiro
Decisão de consumo
Investimento financeiro
Reserva financeira
Poupança
Ciências Contábeis
Data do documento: 16-Mar-2022
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento financeiro dos discentes de Ciências Contábeis acerca da decisão de consumo e/ou poupança. Para possibilitar esta análise utilizou-se como procedimento técnico o levantamento do tipo survey (questionário) adaptado da pesquisa dos autores Figueira e Pereira (2014). O questionário foi disponibilizado para os estudantes através da plataforma online Google Forms disponibilizada pelo Google. Esta pesquisa pode ser classificada tanto como qualitativa quanto quantitativa, além de descritiva, em relação ao seu objetivo. Os resultados obtidos demonstram que estudantes veem o dinheiro como status de sucesso e como uma maneira de impressionar aqueles ao seu redor, uma vez que 10 estudantes, 29,4% dos respondentes, indicaram que se comportam como se o dinheiro fosse o sentido máximo do sucesso. O comportamento quanto a poupança, a preferência de poupança e o comportamento quanto a investimentos dos estudantes, verifica que a maioria dos respondentes apresenta um comportamento de poupança controlado, com média de 2,4 realiza uma reserva mensal de sua renda para poupança ao mesmo tempo que uma média de 1,5 opta por aplicar parte desta mesma poupança em CDB. O comportamento de poupança e investimento do respondente possui tendência mais conservadora, visto que a maioria, uma média de 2,3. Conclui-se que o perfil dos discentes de Ciências Contábeis acerca da decisão de consumo/poupança se revela como maioria conservadora e com tendência ao consumo por questões de status e sensação de bem-estar, a partir dos resultados obtidos.
Descrição: SANTOS, Bianca Braga. Comportamento financeiro dos discentes de Ciências Contábeis acerca da decisão de consumo e/ou poupança. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26759
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Braga Santos.pdfPDF - Bianca Braga Santos901.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito - Bianca Braga Santos74.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Vídeo - Bianca Braga Santos.movVídeo - Bianca Braga Santos5.53 MBVideo QuicktimeVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.