Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26766
Título: 10/03/2023 Práticas de gerenciamento de resultado em um cenário após a recuperação judicial: uma análise de caso sobre a Eneva
Autor(es): Soares, Athos Jhone
Palavras-chave: Gerenciamento de resultado
Recuperação judicial
Suavização de resultados
Informação contabil
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a influência da recuperação judicial diante das práticas de suavização de resultados ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos aplicados são descritivos com uma abordagem quanti-quali, tendo sido desenvolvido como um estudo de caso na Eneva, empresa brasileira de capital aberto que superou a recuperação judicial, assume nível de governança corporativa maior que nível 1 e dispunha de intervalo de tempo satisfatório para análise, onde no caso observado correspondeu ao período de 2012 a 2020. A coleta de informações deu-se pelas demonstrações financeiras consolidadas presentes no site do Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Os resultados encontrados foram obtidos através dos modelos de Eckel (1981) e Almeida et al. (2012) e demonstraram que após a conclusão do processo de recuperação judicial, a Eneva ficou mais instável no que tange seu comportamento frente a suavização dos resultados, visto que os índices obtidos passaram a variar em maior grau após esse processo, também foi averiguado que durante a recuperação, a suavização dos resultados não foi encontrada, provando que o rigoroso padrão exigido pelo processo jurídico inibiu a prática do gerenciamento de resultado.
Descrição: SOARES, Athos Jhone, Práticas de gerenciamento de resultado em um cenário após a recuperação judicial: uma análise de caso sobre a Eneva, 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26766
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito165.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - ATHOS JHONE SOARES.pdfPDF - ATHOS JHONE SOARES869.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.