Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26782
Título: Planejamento tributário aplicado à área da construção civil: um estudo de caso na empresa MRV engenharia e participações S.A
Autor(es): Costa, Filipe de Lima
Palavras-chave: Elisão fiscal
Legislação tributária
Regime de tributação
Planejamento tributário
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: Este trabalho tomou como ponto de partida a elisão fiscal proveniente do planejamento tributário, observando os elevados custos e as quantidades das obrigações vigentes em um mercado competitivo e crescente. Teve como objetivos trabalho a análise do mercado da construção civil, focando as questões tributárias, e, para tanto, como base de estudo, utilizou os dados da empresa MRV Engenharia e Participações S.A. A metodologia utilizada foi a pesquisa quali-quantitativa através da análise da legislação vigente e o estudo de caso das demonstrações financeiras da empresa MRV Engenharia e Participações S.A. Diante disso, foi gerado um estudo comparativo do melhor regime de tributação, considerando os benefícios das alíquotas prefixadas no RET, da alíquota cumulativa para o PIS, COFINS, IRPJ e CSLL e o regime não cumulativo para o mesmo, assim como o aproveitamento das despesas na dedução da base de cálculo do IRPJ e CSLL para o Lucro Real e os créditos do PIS e COFINS. Por fim, apresentou como resultado considerando os cálculos e as limitações dos dados coletados, constatou-se o RET como a melhor forma de tributação, proporcionando um menor custo tributário quando comparado com o Lucro Presumido e o Lucro Real.
Descrição: COSTA, Filipe de Lima. Planejamento tributário aplicado à área da construção civil: um estudo de caso na empresa MRV engenharia e participações S.A. 28f.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26782
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Filipe de Lima Costa.pdfPDF - Filipe de Lima Costa878.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito TCC.pdfTermo de Deposito TCC388.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.